Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Crescendo sem Drogas

COMO CONVERSAR SOBRE DROGAS COM SEUS FILHOS: DIÁLOGO E CARINHO SÃO FUNDAMENTAIS.

ADOLESCENTES DE 12 À 14 ANOS
No geral, o adolescente é rotulado de rebelde, facilmente influenciado pelos amigos e atraído pelo perigo. Mas apesar dos jovens parecerem hostis, e de estarem realmente lutando pela própria independência, eles também precisam de apoio, envolvimento, acima de tudo, da orientação da família. Jovens adolescentes sofrem com as mudanças que ocorrem no corpo, no lado emocional e nos relacionamentos. A adolescência é um período estressante e confuso, caracterizado por alterações de humor e por um sentimento terrível de insegurança. O adolescente está lutando para descobrir quem ele é, ele quer firmar sua identidade no mundo. Não é à toa que é esse o período em que muitos jovens experimentam álcool, cigarro e drogas.Os pais podem não perceber que o adolescente está rodeado de drogas, mas o fato é que nove em cada dez adolescentes dizem que podem encontrar maconha em qualquer lugar, se quiserem. A chance de um adolescente usar drogas é maior do que os pais pensam, e ele se droga em lugares onde você menos espera: na escola, na cada dos amigos ou na sua própria casa. Apesar do adolescente não admitir, os pais moldam profundamente a sua posição sobre as drogas, Aproveite a importância que eles dão à própria imagem para apontar as conseqüências imediatas do cigarro e da maconha. Por exemplo mau hálito, manchas nos dentes, cheiro ruim no cabelo e nas roupas. Discuta também, as conseqüências a longo prazo.
  • Maconha ; prejuízo das habilidades sociais e emocionais geralmente adquiridas na adolescência; comprometimento das funções cerebrais do aprendizado com perdas no aproveitamento escolar;
  • Cigarro : risco de câncer nos pulmões e enfisema e risco de severa dependência;
  • Bebida: perdas no aproveitamento escolar, alta possibilidade de acidentes de carro e danos no fígado, vício, como alcoólico e morte
DROGAS E GRAVIDEZ
As drogas tornam ainda mais perigosas quando usadas durante a gravidez ou a amamentação. No primeiro caso, elas atravessam a placenta com facilidade. Causando efeitos muito mais graves no feto do que na mãe. Ele absorve as drogas com mais facilidades. Porque seu corpo ainda não desenvolveu as funções necessárias para eliminar substâncias tóxicas. Essas substâncias acabam agindo por muito mais tempo. Alguns dos piores efeitos do uso das drogas durante a gravidez  acontecem durante as primeiras semanas de gestação quando a mulher ainda nem sabe que está grávida. Os problemas variam de acordo com a drogas e as quantidades usadas, mas em nenhum momento da gravidez ou da amamentação o uso das drogas é seguro pra o bebê. Em relação ao álcool, se a mãe consumir em doses pequenas os efeitos serão mais sutis, e muitas vezes só aparecerão mais tarde. Na hora em que acriança estiver desenvolvendo sua inteligência e comportamento. Se a mãe deseja que seu filho cresça de maneiro totalmente saudável, é recomendável que ela espere para beber só depois que tiver parado de amamentar. Com as outras drogas, o problema é bem mais grave. Uma única dose de cocaína, por exemplo, pode comprometer seriamente o desenvolvimento do feto. Se consumida pelo pai, a cocaína traz efeitos negativos antes mesmo da fecundação, pois ela pode ser juntar aos espermatozóides e afetá-los. O tabaco também causa estragos; bebês de mães fumantes costumam nascer abaixo do peso e o feto sofre  até quando a mãe é fumante passiva.                                                                         

Nenhum comentário: