Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

MULHER - Direitos que ainda desconheço

Continuação...  
A CONQUISTA POLÍTICA DA MULHER NO BRASIL
MAIS MOTIVOS PARA SE VOTAR BEM !


Foram 108 anos de diferença entre a 1ª lei eleitoral que assegurava aos homens o direito de votar e ser votado e a lei eleitoral que assegurou este direito ás mulheres no Brasil. Lembremo-nos, entre outras, das sufragistas que conquistaram este direito: Bertha Lutz, Chiquinha Gonzaga, Leolinda Daltro e tantas outras. A conquista do voto em 1932 não significou para as mulheres uma grande mudança nos valores sociais da época, uma vez que as mulheres continuaram submetidas a uma estrutura patriarcal conservadora e a um modelo de cidadania que privilegiava a imagem pública como espaço masculino. É certo, porém, afirmar que o impacto proporcionado pela ação política dos movimentos feministas, daquela época até os dias atuais, proporcionou uma gradativa mudança de mentalidade que vem acontecendo na sociedade, juntamente com a instituição de políticas pública que contribuem para a transformação da condição social das mulheres nas últimas décadas.Foi a partir da década de 80 que no Brasil nasceram as lutas populares. Continuavam as mulheres, como nos séculos passados, a pleitear o direito ao voto, à cidadania, hoje lutam, ainda, por creches, reivindica a melhoria no atendimento dos serviços públicos de saúde, moradia, transporte, etc. surgindo um novo modelo de participação e de controle social. A constituição de 1988 veio oficializar direitos, incorporou demandas internas e também as conquistas internacionais alcançadas por movimentos de mulheres de deferentes países expressas, por exemplo, na aprovação pelas Nações unidas da convenção sobre eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher, em 1979 e ratificada pelo Brasil em 1984. A elaboração desta nova constituição brasileira foi, portanto, fundamental para que as mulheres, a partir de sua atuação, conquistassem direitos legais e obtivesse legitimidade para suas reivindicações, inclusive na esfera da política institucional. Nesse período criam-se os Conselhos Nacional, Estaduais e municipais dos Direitos da Mulher, as Delegacias da mulher, os coletivos de mulheres nos partidos e sindicato, a instituição da Lei das Cotas.

Nenhum comentário: