Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mulher Direitos que ainda desconheço

- Tenho vergonha e medo de contar para alguém o que acontece na minha casa. Por isto preferi me
afastar da minha família e dos amigos...


O isolamento é a principal arma que o agressor tem para controlar sua companheira. Ele aposta nestes dois sentimentos – o medo e a vergonha para garantir que a mulher estará na sua mão e não terá coragem de denunciá-lo nem tomar qualquer atitude. O primeiro desafio para romper com uma relação violenta é justamente superar estes sentimentos e ....Tornar público aquilo que acontece “ entre quatro paredes “. Por isso é muito importante escolher pessoas sensíveis e treinadas para escutar e acolher esse sofrimento.

- Meu marido é um homem bom, mas bebe quase todos os dias. Quando chega em casa é ai que começa a confusão... A culpa é toda da bebida...
Muitas vezes é mais fácil atribuir a causa da violência do companheiro ao álcool, e até mesmo às drogas. No entanto é justamente porque o homem tem dificuldades em manter relações saudáveis é que ele recorre à bebida para se sentir poderoso e se impor sobre o outro. A bebida e a droga funcionam apenas como facilitador.. ( o uso do álcool e outras drogas não deve ser banalizado ou usado como justificativa, pois além de facilitador da extravasão de impulsos e agressividade, pode mascarar outros problemas pessoais e sociais) Mais um motivo para buscar ajuda. Na esteira dos séculos, ao voltarmos nossos olhos, vamos encontrar a mulher seja professora, sacerdotisa, cigana, mística, amante da natureza, coletora de ervas, serem todas elas consideradas “ bruxas “e queimadas na fogueira pela inquisição. Mesmo as parteiras eram punidas por tentarem aliviar as dores do parto que era considerado com uma punição justa por Eva ter gerado o pecado original. Os acontecimentos do final do século XVIII deram corpo e alma a uma série de mudanças que marcaram o início do mundo atual e que constituem marcos históricos dessa modernidade: a declaração da independência dos EUA ( 1776), a Revolução Francesa ( 1789) e a Revolução Industrial que, principalmente na Inglaterra explorou a condição dos trabalhadores de tal forma que expôs à critica a vulnerabilidade de mulheres e crianças trabalhadoras e, assim, contribuiu por exigir, por parte do poder público, medias de proteção e afirmando a existência dos direitos inerentes ao ser humano, tendo por objetivo proteger a liberdade, a segurança e a integridade física e moral das pessoa e garantir o seu direito de participação na vida pública. As idéias e práticas  conquistadas através da luta dos trabalhadores abalaram os alicerces do antigo regime, ainda que de formas diversas, tanto na maior parte co continente europeu quanto no universo colonial americano.

Nenhum comentário: