Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA O SEU FILHO SE DAR BEM NA ESCOLA


Você sabia que quanto mais os pais participam da vida escolar das crianças, mais eles aprendem?
O estímulo pode colaborar com atitudes simples: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente, conversando sobre o cotidiano da escola – o que foi ensinado naquele dia;  que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas – e impedindo que a criança falte às aulas sem motivo.
Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dez dicas simples e práticas:
    1.      Pergunte como foi o dia na escola. É muito importante perguntar o que ele aprendeu nas aulas e mostrar que você está interessado na vida escolar do seu filho. Se puder, peça que ele lhe ensine algo novo – isso vai ajudá-lo a fixar o conteúdo.
2.      2. Incentive-o a estudar: filhos estimulados pelos pais a fazer os deveres têm um desempenho melhor. Atenção: estimular não é fazer a Lição por ele, mas ajudá-lo a descobrir as respostas por conta própria.
3.      3. Determine um horário para estudos: Combine um horário para os estudos e separe um lugar da casa para isso. Se usar a mesa de refeições, por exemplo, tire o que puder atrapalhar. Ah, não se esqueça de desligar a TV, para eu ele se concentre nos deveres.
4.      4. Muita paciência: Errar, já diz o ditado, é humano. E faz parte da aprendizagem. Se você tiver certeza de que o seu filho está errando, peça para ele ler novamente as respostas dos exercícios que tem dificuldade. Nunca, nunca, o chame de burro, de lento, de lerdinho. Cada pessoa tem um tempo para aprender, respeite isso.
 5.Olhe sempre os cadernos. Olhe os cadernos e as apostilas dele e mostre interesse pelos trabalhos. Ao perceber que elel se dedicou, dê valor. Afinal, este é o trabalho dele nesta fase da vida. Mas lições incompletas e cadernos em branco significam problemas. Exija que os cadernos estejam sempre em ordem. Caso a criança falte, deve-se pedir um caderno  emprestado de um coleguinha para copiar as lições.
6.     6.  Atenção com as notas: se ele estiver com notas baixas, converse com o professor e veja como você pode ajudar. Caso a criança seja chamada para as aulas de recuperação, não a deixe faltar
7.    7.  Conheça e converse com os professores: Você sabe o nome do professor do seu filho? É importante conhecer os professores de seu filho, e orientar as crianças a respeitá-los. Converse com o professor do seu filho sempre que possível. Se não concordar com a opinião do professor, fale com ele a sós, e nunca na frente do seu filho. Ensine sempre, o seu filho a ouvir o professor e respeitá-lo. Afinal, são eles os grandes responsáveis pela educação do seu filho
8.      8. Escreva sempre: Escreva sempre que puder – bilhetes, cartas, e-mails, listas de compras... Pais que utilizam a escrita em casa ajudam na alfabetização dos filhos. Além disso, quem escreve melhor fala melhor. Nós só aprendemos a andar de bicicleta andando, a dirigir dirigindo e cozinhar cozinhando e a escrever escrevendo!!!
9.     9.  Leitura é todo o dia: converse com ele sobre o livro, a revista  ou o jornal que estiver lendo. Deixe seus livros ao alcance das mãos dele. Livro é para ser lido, não é para enfeitar prateleira. 
10.Vá às reuniões escolares. É nas reuniões que você conhece a escola a fundo, acompanha o aprendizado, esclarece dúvidas gerais. Vê seu filho sob outros pontos de vista... Se não puder ir, chame alguém da família para ir no seu lugar
                                                                       Jaqueline Cabral Alves
                                                           Coordenadora Pedagógica
                                                                      EMEIF BORACÉIA 

Nenhum comentário: