Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

As primeiras mudanças


De repente tudo parece mudar. Seu corpo se transforma, cresce desordenadamente e o desenvolvimento é desproporcional. Pensamentos e sentimentos se modificam. Mas este não é um problema somente seu, e sim dos adolescentes de uma maneira geral. Estas informações servem para ajudar a entender melhor essas mudanças.
A PRIMEIRA MESTRUAÇÃO;
Você nem sempre fica muito satisfeita com a idéia de menstruar todos os meses e talvez até se incomode quando sua mãe espalha a notícia entre as mulheres da família que te ligam para dar os parabéns
MAS O QAUE VEM A SER MENSTRUAÇÃO?
Ela nada mais é do que as descamação da parede interna do útero, o chamado endométrio, que se prepara todos os meses para receber uma gravidez. Se esta não ocorre, o endométrio se desfaz como menstruação e começa tudo novamente para o próximo mês.
COMO É QUE ISTO OCORRE?
A glândula hipófise, localizada no cérebro manda uma ordem quando você menstrua – para que seus ovários iniciem o amadurecimento de um óvulo, e também para produzir um hormônio, o estrogênio, que faz seu útero se preparar para gravidez, engrossando a camada do endométrio. O óvulo amadurece e, quando está pronto, a hipófise manda uma nova ordem para que ele se solte. É a chamada ovulação. Este é o período fértil, no qual existe a chance de ocorrer a gravidez se houver uma relação sexual. Após a ovulação, o ovário passa a produzir outro hormônio a progesterona, que faz com que a camada do endométrio que se preparou, agora produza nutrientes  para alimentar uma possível gravidez. Se não ocorrer a fecundação, que é o encontro do óvulo com o espermatozóide, em até 48 horas, o óvulo é então absorvido e a camada que se formou não precisa mais existir, descamando após 14 dias desta  ovulação como menstruação. É comum, na adolescência, que as primeiras menstruações sejam irregulares, pois o controle de tudo ainda não está totalmente estabelecido.

Nenhum comentário: