Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Olho vivo no dinheiro público


O controle das ações governamentais.

O controle institucional
Controlar significa verificar se a realização de uma determinada atividade não se desvia dos objetivos ou das normas e princípios que a regem. Na administração pública, o ato de controlar possui significado similar, na medida em que pressupõe examinar se a atividade governamental atendeu a finalidade pública, à legislação e aos princípios básicos aplicáveis ao setor público. A forma de controle exercida pela própria administração pública e por organizações  privadas é chamada de controle institucional. No governo Federal, é exercida por órgãos que tem a competência legal para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Os artigos 70.7l  e 74 da constituição federal brasileira estabelecem que o controle institucional cabe essencialmente ao Congresso Nacional, responsável pelo controle externo realizado com o auxílio do Tribunal de Contas da união, e a cada poder por meio de um sistema integrado de controle interno. Dessa forma, o contr4ole externo deve ser realizado pelo Poder legislativo com auxílio  dos tribunais de contas. No caso de governo federal, conforme o mandamento constitucional, o tribunal de contas da união TCU é o responsável por auxiliar o Congresso Nacional no exercício do controle externo, atividade que deve ser apoiada pelo sistema de controle interno de cada poder.Quanto ao controle interno, na esfera federal, a Controladoria Geral da União – CGU é o órgão central do sistema de controle interno do poder executivo federal. Á CGU compete desenvolver funções de controle interno, correição, ouvidoria, alem das ações voltadas para a promoção da transparência e para a prevenção da corrupção.
Outros órgãos públicos também atuam na prevenção, controle, investigação e repressão da corrupção.O ministério público federal, os ministérios públicos estaduais, o tribunal de contas da União, os tribunais de contas dos estados e dos municípios, as controladorias dos Estados, a Polícia Federal, as Polícias Estaduais, o Poder legislativo e o Poder judiciário, apenas para citar os órgãos mais evidente.

Nenhum comentário: