Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Jornal ´Eco 66

TÔ DE OLHO !
SENADO LANÇA “ ORÇAMENTO FÁCIL “
Os cidadão ganharam mais uma ferramenta para conhecer e participar das decisões no Congresso.
O “ orçamento fácil “ é um projeto que tem como objetivo explicar aos cidadãos, por um meio de fácil compreensão o que é o orçamento público. A página do orçamento fácil, dentro do portal do senado, reúne animações e jogos que informam didaticamente sobre o orçamento, o funcionamento do processo orçamentários e a contribuição do cidadão para fiscalizar o que é feito com o dinheiro do contribuinte. O orçamento fácil, desenvolvido pela agência senado, jornal do senado e consultoria de orçamento, com apoio da rádio senado e da Tv senado, está integrado ao portal e cidadania, criado para estimular a participação dos cidadãos nos processo de elaboração de leis e fiscalização da atuação parlamentar e do gasto publico
Os acessos são obtidos no  Google e pelo you tube, como  “ ORÇAMENTO FÁCIL

OUTRAS FORMAS DE EXERCER O CONTROLE SOCIAL

Mesmo sem participar dos conselhos, cada cidadão ou grupo de cidadãos , isoladamente ou em conjunto com entidades ou organizações  da sociedade civil, podem ser fiscal das contas públicas. Cada um desses atores sociais podem, por exemplo, verificar se o município, o distrito federal, o estado e a União realizaram, na prática, as obras das escolas conforme previsto ou se os valores das notas fiscais e valores das compras e obras realizadas são compatíveis com os preços de mercado. No caso dos municípios, por exemplo, a Constituição Federal assegura, no § 3º do artigo 31, que suas contas ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação durante 60 dias, anualmente, sendo possível o questionamento da legitimidade das contas nos termos da lei. O cidadão também tem o direito de ter acesso aos processos de compras e ao conteúdo dos contratos celebrados pela administração pública, podendo acompanhar, por exemplo, a sessão pública de julgamento de propostas em uma licitação. O cidadão no exercício do controle social, deve estar atento ao cumprimento dos objetivos das políticas públicas, denunciando possíveis irregularidades encontradas aos diversos órgãos que possuem competência para atuar. Conforme o caso, podem ser contatados órgãos como a controladoria geral da união ( cgu), o ministério público estadual, o ministério público federal, os tribunais de conta do município, do estado e da união, as câmaras de vereadores e assembléias legislativas e os conselhos responsáveis pelo acompanhamento da respectiva política.

Nenhum comentário: