Somos uma organização independente e temos a convicção de que a diversidade de opiniões, a participação da comunidade e a solidariedade, entre outras coisas, promovem a evolução da sociedade como um todo.

Nossa Missão

Nossa Missão: “Resgatar a auto estima e despertar a cidadania das crianças e adolescentes de Boracéia e região, por meio de iniciativas educacionais, culturais e esportivas, visando à criação de oportunidades futuras para o bem-estar de toda comunidade”.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Jornal´Eco 68

CONHECENDO AS DROGAS

SOLVENTES  OU INALANTES.
( cola de sapateiro, esmalte, lança-perfume e acetona)
A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas, e inalante é toda substância que  pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou pela boca. Em geral, todo solvente é uma substância altamente volátil, ou seja, evapora-se muito facilmente, por esse motivo poder ser facilmente inalado. Outra característica dos solventes ou inalantes é que muitos deles( mas  não todos) são inflamáveis, quer dizer, pegam fogo facilmente. Um número enorme de produtos comerciais, como esmalte, colas, tintas, tineres, propelentes, gasolina, removedores, vernizes etc., contêm esses solventes. Eles podem ser aspirados tanto involuntária( por exemplo, trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura, o dia inteiro expostos ao ar contaminado por essas substâncias) quanto voluntariamente( por exemplo, a criança de rua que cheira cola de sapateiro, o menino que cheira em casa acetona ou esmalte, ou o estudante que cheira o corretivo Carbex, etc). todos esses solventes ou inalantes são substâncias pertencentes a um grupo químico chamado de hidrocarbonetos, como o Tolueno, xilol, n-hexano, acetato de etila, tricloroetileno, etc. Para exemplifica,eis a composição de algumas colas de sapateiro vendidas no Brasil: Cascola 0 mistura de tolueno+ h-hexano, Patex Extra – mistura de tolueno com acetato de etila e aguarrás mineral; Brascoplast – tolueno com acetato de etila e solvente para borracha. Em 1991 uma fábrica de cola do interior do Estado de São Paulo fez ampla campanha publicitária afirmando que finalmente havia fabricado um cola de sapateiro que não era tóxica e não produzia vicio, porque não  continha tolueno. Essa indústria teve um comportamento reprovável, além de criminoso, já que o produto anunciado ainda continha o solvente h-hexano, sabidamente bastante tóxico. Um produto muito conhecido no Brasil é o cheirinho ou Loló, também conhecido como cheirinho da loló. Trata-se de um preparado clandestino ( isto é, fabricado não por um estabelecimento legal, mas, sim, por pessoas do submundo) á base de clorofórmio mais éter, utilizado somente para fins de abuso, mas já se sabe que, quando esses fabricantes não encontram uma daquelas duas substâncias eles misturam qualquer outra coisa em substituição. Assim, em relação ao cheirinho da loló não se conhece bem sua composição, o que complica quando se tem casos de intoxicação aguda por essa mistura. Ainda, é importante chamar a atenção para o lança-perfume. Esse nome designa inicialmente aquele líquido que vem em tubos e que se usa no carnaval. A base de cloreto de etila eou cloretila, é proibida sua fabricação no Brasil e só aparece nas ocasiões de carnaval, contrabandeada de outros países sul- americanos. Mas cada vez mais o nome lança-perfume é também utilizado para designar o cheirinho da loló.
EFEITOS NO CÉREBRO – O início dos efeitos, após a aspiração, é bastante rápido, de segundos a minutos no máximo – e em l5 a 40 minutos já desaparecem; assim, o usuário repete as aspirações várias vezes para que as sensações durem mais tempo. Os efeitos dos solvente vão desde uma estimulação inicial ate depressão, podendo também surgir processos alucinatórios. Vários autores dizem que os efeitos dos solvente ( quaisquer que sejam) lembram os do álcool, entretanto este não produz alucinações, fato bem descrito para os solventes. Entre os efeitos, predominantes é a depressão, principalmente a do funcionamento cerebral, De acordo com o aparecimento desses efeitos, após inalação de solvente foram divididos em quatro fases.

1ª FASE-  a chamada fase de excitação, que á a desejada, pois a pessoa fica eufórica, aparentemente excitada, sentindo tonturas e tendo perturbações auditivas e visuais, mas podem também aparecer náuseas, espirro, tosse, muita salivação e as faces podem ficar avermelhadas

Nenhum comentário: